À noite, o combate aos incêndios continua no Pantanal sul-mato-grossense e se torna mais eficiente. Na noite de quinta-feira (20), duas equipes do Corpo de Bombeiros fizeram o enfrentamento próximo à ponte do rio Paraguai, em Corumbá, com uso de trator, motobomba e sopradores, e conseguiram exterminar o foco.
Em seguida, eles fizeram o trajeto de volta fazendo o trabalho de rescaldo para evitar a reignição, inclusive destruindo cupinzeiros que mantêm as chamas dentro de si por várias horas. Essa destruição é uma característica importante do combate aos incêndios no bioma para que o fogo não volte.
Diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, a tenente-coronel Tatiane Inoue explicou que o combate noturno no local que é de altas temperaturas tem diversas vantagens: os militares conseguem visualizar melhor os incêndios; o clima mais ameno e a umidade maior facilitam o trabalho dos militares, que param menos para se reidratar; as labaredas diminuem; e os combatentes conseguem avançar mais em menos tempo.
São várias frentes de combate. O Corpo de Bombeiros Militar continua atuando na região do Abobral com uma guarnição composta por 13 militares. O fogo, detectado pelo SCI (Sistema de Comando de Incidentes) de Campo Grande, está próximo à Curva do Leque e Porto da Manga.
Na região de Porto Murtinho, militares atuam no combate a outro incêndio, também detectado pelo SCI. O fogo está próximo à região do Barranco Branco e da base avançada de Porto Murtinho. Duas frentes de combate atuam com o Exército Brasileiro.
Na região da Nhecolândia, em Corumbá, outra guarnição do Corpo de Bombeiros com 8 militares combatem incêndio florestal. Já na região do Forte Coimbra, combatentes monitoram foco de calor, detectado pelo SCI.
Ao todo foram utilizados quatro caminhões de combate a incêndio, três caminhonetes equipadas com kit pick-up, mochilas costais, sopradores e equipamentos de proteção individual.
Nesta manhã de sexta-feira (21), uma equipe se desloca de barco para Maracangalha, distante uma hora e meia de Corumbá, para combater outro foco.
Por Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Prefeitura de Inocência promove Curso de primeiros socorros para Servidores Públicos em ...
Governo Municipal entrega novos veículos para a Saúde, Obras e Administração
Reforço: Mato Grosso do Sul vai receber mais R$ 30 milhões para investir em segurança p...
No Paraguai, Governo de MS apresenta oportunidades de negócios para ambos países
Aparecida do Taboado presente no 2º Congresso dos Municípios de MS
ENCOLEIRA CÃO – 5ª etapa do projeto inicia com ação preventiva contra a Leishmaniose...
Prefeitura firma parceria com o Governo Federal para construção de mais 192 unidades hab...
Prefeitura de Selvíria retoma recapeamento de ruas e avenidas